Instituições Comunitárias de Educação Superior oferecem Fundo Estudantil para alunos – FIDC 3R Educacional
A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) acaba de lançar um fundo estudantil inédito no país. O Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) foi realizado por meio de um projeto piloto lançado pela 3R Investimento e com adesão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc/RS). O FIDC 3R Educacional é uma alternativa ao FIES, que desde 2015 começou a registrar uma redução significativa no número de beneficiados. Além disso, em 2020 e 2021, as taxas de evasão das universidades comunitárias e particulares foram as maiores de toda a série histórica. Um cenário de alerta na educação superior do país. A taxa de evasão foi de mais de 36%. Além disso, apenas 18% dos jovens brasileiros estão matriculados no ensino superior.
A ação é um financiamento do mercado de capitais e não compete com as linhas de crédito dos bancos. O assessor jurídico da Abruc, Dyogo Patriota, conta que há mais de 20 anos as universidades tentavam implementar o projeto.
“Com a redução do FIES, as instituições tiveram de criar programas de financiamento estudantil próprio, inclusive para reduzir a evasão dos estudantes. As instituições financeiras e outros fundos têm linhas de crédito muito pouco atrativas, seja em razão dos juros cobrados ou pelas condições exigentes para aceitar bancarizar o aluno. O FIDC foca o olhar no risco médio das instituições comunitárias de ensino superior. Para isso, foram analisadas as médias históricas de inadimplência em momentos de estresse econômico, assim como a empregabilidade dos estudantes”, diz. A previsão é de que, em breve, as instituições comunitárias também anunciem novidades sobre um novo fundo imobiliário.
Entenda um pouco mais acessando outras notícias publicadas em vários veículos de comunicação:
Dinheiro em foco – entrevista com Adriano Bernardi, sócio da 3R Investimentos
Isto É Dinheiro – Cláudio Gradilone e Anna França –
3R capta fundo ligado à educação com selo social
Matéria do Valor Econômico – Por Adriana Cotias — De São Paulo em 19/10/2021
À espera da CVM, mercado estrutura FIDCs ‘verdes’
Valor Investe – Por Juliana Schincariol, Valor — Rio
Fundo de investimento pioneiro para universidades comunitárias pode iniciar no Rio Grande do Sul
Extra Classe – Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 20 de janeiro de 2022