Business

core do nosso escritório é criar soluções éticas e eficientes para resolver problemas que atinjam as entidades de educação. Ao mesmo tempo, antecipar oportunidades ainda não vislumbradas. Com essa mentalidade, diversos projetos foram implementados ou estão ainda em execução, entre eles:

a. A criação dos Certificados de Recebíveis da Educação (CRE);

b. Implementação de Fundos de Investimentos de Direitos Creditórios ou FIDIC (transferindo o histórico financiamento público da educação para forte participação do Mercado Financeiro) e Fundos de Investimento de Imóveis (FII), agregando valor aos imóveis funcionais até então pouco desejados por instituições financeiras;

c. A forte atração de investimentos para Parques Tecnológicos.

Inovação com criatividade, essa é a nossa contribuição.

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) acaba de lançar um fundo estudantil inédito no país. O Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) foi realizado por meio de um projeto piloto lançado pela 3R Investimento e com adesão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc/RS).

O FIDC 3R Educacional é uma alternativa ao FIES, que desde 2015 começou a registrar uma redução significativa no número de beneficiados. Além disso, em 2020 e 2021, as taxas de evasão das universidades comunitárias e particulares foram as maiores de toda a série histórica. Um cenário de alerta na educação superior do país. A taxa de evasão foi de mais de 36%. Para culminar, apenas 18% dos jovens brasileiros estão matriculados no ensino superior. Saiba mais aqui.

Walter Dantas Baía

Sócio-fundador

Atua há 25 anos no Setor Educacional, tendo participado de processos de estruturação e reestruturação de departamentos jurídicos de entidades de educação, acompanhando operações de cisão, fusão e incorporação de entidades, certificações filantrópicas e também processos nas áreas trabalhistas.

Mais recentemente, tem se dedicado a soluções que auxiliem as entidades de ensino sem fins econômicos a financeirizar seus negócios sem negar ou contradizer suas características históricas.

Principais stakeholders

Poder público

 

 

 

Poder Judiciário Federal e Estaduais

Iniciativa privada

Mercado Financeiro

Empresas de Crédito Estudantil