FIDC 3R EDUCACIONAL

Um fundo exclusivo para Instituições Comunitárias de Ensino Superior associadas à ABRUC

As dificuldades impostas para aderir a um financiamento público APERTAM o orçamento de Instituições de Ensino Superior que perdem alunos. Financiamento privado é restrito e caro e APERTA na hora do aluno quitar suas dívidas. A inadimplência cresce e APERTAM as incertezas e a baixa popularidade do serviço.

O FIDC é uma proposta de REPARAÇÃO. O Fundo Social, exclusivo para IES Comunitárias, traz a segurança de trabalhar com profissionais renomados do mercado de investimentos, com transparência e uma concorrência positiva aos bancos. O FIDC 3R Educacional REPARA a queda no acesso à educação superior de pessoas de grupos vulneráveis por ser um fundo social, com um valor de emissão de até 52 milhões. AÇÃO necessária para aumentar o fôlego das IES Comunitárias e gerar competição no setor, assim como fez a UNISC, pioneira nessa iniciativa.

Ganhe fôlego, faça a reparação de fluxo de caixa com o FIDC 3R Educacional e faça seu negócio crescer.

Entenda como funciona

FIDC é uma alternativa para prover educação aos estudantes que não possuem condições para arcar com custos de mensalidade

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) acaba de lançar um fundo estudantil inédito no país. O Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) foi realizado por meio de um projeto piloto lançado pela 3R Investimento e com adesão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc/RS).

O FIDC é uma alternativa ao FIES, que desde 2015 começou a registrar uma redução significativa no número de beneficiados. Além disso, em 2020 e 2021, as taxas de evasão das universidades comunitárias e particulares foram as maiores de toda a série histórica. Um cenário de alerta na educação superior do país. A taxa de evasão foi de mais de 36%. Para culminar, apenas 18% dos jovens brasileiros estão matriculados no ensino superior.

O presidente da Abruc, Claudio Alcides Jacoski, explica que as instituições passam a oferecer uma ferramenta econômica/social para o aluno ingressar num curso superior e conseguir se formar. “O financiamento estudantil é uma alavanca muito grande para o segmento. As universidades precisam de segurança ─ tanto no ingresso do aluno quanto na continuidade no curso ─ para cumprir a missão de dar a formação de nível superior. O objetivo também é descentralizar a educação para fora das grandes capitais”, explica Jacoski.

O FIDC 3R Educacional é um financiamento do mercado de capitais e não compete com as linhas de crédito dos bancos. O assessor jurídico da Abruc, Dyogo Patriota, conta que há mais de 20 anos as universidades tentavam implementar o projeto. “Com a redução do FIES, as instituições tiveram de criar programas de financiamento estudantil próprio, inclusive para reduzir a evasão dos estudantes. As instituições financeiras e outros fundos têm linhas de crédito muito pouco atrativas, seja em razão dos juros cobrados ou pelas condições exigentes para aceitar bancarizar o aluno. O FIDC foca o olhar no risco médio das instituições comunitárias de ensino superior. Para isso, foram analisadas as médias históricas de inadimplência em momentos de estresse econômico, assim como a empregabilidade dos estudantes”, diz. A previsão é de que, em breve, as instituições comunitárias também anunciem novidades sobre um novo fundo imobiliário.

O FIDC também se enquadra como Fundo Social pela categoria de ativos sociais dos Social Bond Principles, ou Fundo Verde, tornando os custos mais baixos e acessíveis aos investidores. Com isso, a aquisição de ativos favorece o acesso a serviços básicos, como educação superior, especialmente para pessoas de grupos sociais vulneráveis.

Como funciona?
O fundo de investimento é uma aplicação financeira em que o total de dinheiro dos investidores é aplicado em diversos ativos financeiros com o objetivo de obter rendimentos e lucros. Esses ganhos, então, são redistribuídos aos investidores.

O FIDC é direcionado a investidores institucionais e tem uma maturação prevista entre cinco e dez anos. Por meio de fundos de investimento em direitos creditórios, o fundo faz uma análise da carteira de empréstimo concedida pela universidade e compra essa carteira. O risco é assumido pela instituição por meio de uma estrutura de cotas sênior e subordinadas: 20% das primeiras perdas vão para a universidade.

Já as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) realizam a própria análise de crédito do aluno de forma independente e aprovam ou não a concessão do Crédito Educacional e/ou matrícula, pois são elas que conhecem seus estudantes e buscam evitar inadimplências. Os créditos são concedidos a alunos do 1º ao último ano do curso e que, potencialmente, não conseguiriam estudar sem esse serviço. Tudo acontece sem intermediação de instituições financeiras, o que acabaria elevando os custos.

Queda no Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passa por uma crise desde 2015, quando começou a registrar uma redução significativa no número de beneficiados. O último dado do Censo da Educação Superior, referente a 2019, indicava 572 mil estudantes com financiamento federal num universo de 6,5 milhões de matriculados em instituições comunitárias e particulares. A inadimplência do programa chegou a 52% neste ano.

O que são Instituições Comunitárias de Educação Superior?
As Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) são tradicionais e há anos possuem a missão de educar, tendo a vocação social como valor principal. Possuem a maior experiência regulatória do país e são muito bem rankeadas dentre as instituições de ensino.

As ICES são um modelo de instituição de ensino superior sem fins lucrativos, que desenvolvem ações essencialmente educacionais, como ensino, pesquisa e extensão. Concedem quantidades significativas de bolsas de estudo a estudantes mais necessitados.

O que as diferencia de universidades privadas é que são mantidas por comunidades locais, igrejas, associações, fundações.

Quem é a 3R Investimento?
A 3R Investimentos é uma gestora de recursos independente com grande experiência no mercado financeiro, que oferece uma gama de soluções de investimentos sustentáveis a longo prazo para diferentes perfis de investidores e clientes.