Como funciona?
O fundo de investimento é uma aplicação financeira em que o total de dinheiro dos investidores é aplicado em diversos ativos financeiros com o objetivo de obter rendimentos e lucros. Esses ganhos, então, são redistribuídos aos investidores.
O FIDC é direcionado a investidores institucionais e tem uma maturação prevista entre cinco e dez anos. Por meio de fundos de investimento em direitos creditórios, o fundo faz uma análise da carteira de empréstimo concedida pela universidade e compra essa carteira. O risco é assumido pela instituição por meio de uma estrutura de cotas sênior e subordinadas: 20% das primeiras perdas vão para a universidade.
Já as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) realizam a própria análise de crédito do aluno de forma independente e aprovam ou não a concessão do Crédito Educacional e/ou matrícula, pois são elas que conhecem seus estudantes e buscam evitar inadimplências. Os créditos são concedidos a alunos do 1º ao último ano do curso e que, potencialmente, não conseguiriam estudar sem esse serviço. Tudo acontece sem intermediação de instituições financeiras, o que acabaria elevando os custos.
Queda no Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passa por uma crise desde 2015, quando começou a registrar uma redução significativa no número de beneficiados. O último dado do Censo da Educação Superior, referente a 2019, indicava 572 mil estudantes com financiamento federal num universo de 6,5 milhões de matriculados em instituições comunitárias e particulares. A inadimplência do programa chegou a 52% neste ano.
O que são Instituições Comunitárias de Educação Superior?
As Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) são tradicionais e há anos possuem a missão de educar, tendo a vocação social como valor principal. Possuem a maior experiência regulatória do país e são muito bem rankeadas dentre as instituições de ensino.
As ICES são um modelo de instituição de ensino superior sem fins lucrativos, que desenvolvem ações essencialmente educacionais, como ensino, pesquisa e extensão. Concedem quantidades significativas de bolsas de estudo a estudantes mais necessitados.
O que as diferencia de universidades privadas é que são mantidas por comunidades locais, igrejas, associações, fundações.
Quem é a 3R Investimento?
A 3R Investimentos é uma gestora de recursos independente com grande experiência no mercado financeiro, que oferece uma gama de soluções de investimentos sustentáveis a longo prazo para diferentes perfis de investidores e clientes.